Custo de aquisição do cliente

O custo de aquisição do cliente é uma medida usada em marketing para determinar o custo total médio de aquisição de novos clientes para uma empresa.

Custo de aquisição do cliente

Em outras palavras, este indicador reflete o investimento que deve ser feito para tornar um cliente potencial um cliente efetivo.

Para começar, esse cálculo pode ajudar uma empresa a decidir quanto investir para adquirir novos clientes. Isso, com a finalidade de que o investimento seja lucrativo para a empresa e que os recursos financeiros não sejam utilizados de forma inadequada.

Além disso, essa medida é conhecida pela sigla CAC e, quando calculada, ajuda as empresas a saber quanto dinheiro precisam investir para conseguir novos clientes. Todas as empresas esperam reduzir seu custo de aquisição de clientes. Isso permite que eles recuperem o investimento feito em marketing e vendas. Além disso, a empresa pode saber o quão eficientes e adequados são os programas de marketing e vendas que estão sendo implementados.

Custo de aquisição do cliente 2 1
Qual é o custo de aquisição do cliente?

Como calcular?

Para calcular o custo de aquisição do cliente, a seguinte fórmula é usada:

Image 679
Fórmula de custo de aquisição do cliente

Nesse caso, as despesas de vendas e marketing representam a soma dos custos de:

  • Administração de vendas.
  • A quantidade de salários.
  • O pagamento de comissões e bônus.
  • Despesas gerais do período considerado. Isso pode ser um mês, um trimestre ou um ano.

O NC representa a quantidade de novos clientes conquistados durante um mês, um trimestre ou um ano.

Por exemplo, se uma empresa tem as seguintes despesas:

Gestão de vendas = $ 55.000,00

Salários = $ 30.000,00

Comissões e bônus = $ 10.000,00

Despesas gerais do período = $ 40.000,00

Total = $ 135.000,00

Com esse investimento, a empresa conseguiu conquistar 50 novos clientes no período estimado.

Então, ao aplicar a fórmula, obtemos:

CAC = 135.000 / 50 = $ 2.700,00

Portanto, o custo médio de aquisição de clientes para esta empresa é de $ 2.700,00.

Análise do resultado

Em primeiro lugar, deve-se esclarecer que todas as empresas e todos os produtos possuem um CAC diferente. Nem todas essas medidas são iguais. Nem significa que ter um CAC alto seja uma coisa ruim. Acima de tudo, se o analisarmos no curto prazo. Pode acontecer que o CAC caia no médio e longo prazo. O importante é tentar reduzir a medida do CAC. Isso, para atingir melhores níveis de rentabilidade e eficiência nos processos de marketing e vendas da empresa.

Por que é importante fazer essa medição?

Para uma empresa, é muito importante realizar esta medição ou métrica de marketing porque:

1. Mostrar retorno do investimento

Em primeiro lugar, a medição CAC ajuda as empresas a identificar como o retorno sobre o investimento está ocorrendo. Isto é muito importante porque permite saber se os recursos financeiros estão a ser utilizados de forma adequada na área de marketing e vendas. Principalmente na aplicação de estratégias do processo de captação de novos clientes.

2. Determinar a eficácia dos planos e a execução das estratégias de marketing

Em segundo lugar, a eficácia dos planos e da execução de marketing define quantos leads se tornam eficazes. Portanto, essa medição (CAC) nos diz quanto estamos gastando ou qual é o custo para convertê-los em clientes que compram os produtos. Isso será devido ao quão boas as estratégias estão sendo usadas.

É importante observar que as pessoas preferem realizar o processo de compra sozinhas. Somente quando não encontram as informações esperadas é que entram em contato com os especialistas. Portanto, você deve estar atento ao entrar em contato com novos clientes em potencial.

3. Permite focar melhor os recursos

Terceiro, essa medição permite que você estabeleça em qual fase do processo de marketing você deve investir mais recursos para obter melhores resultados. Portanto, concentrar recursos onde eles são mais bem utilizados levará a melhores resultados.

4. Ajuda a melhorar e agregar valor

Por fim, a medida do custo de aquisição do cliente ajuda a aprimorar o que está sendo feito e agregar valor. Portanto, as estratégias que estão sendo implementadas podem ser modificadas. Por exemplo, faça uma melhor combinação de preços e desenvolva produtos de melhor valor agregado. Tudo isso contribui para que a empresa ofereça um serviço cada vez melhor.

Custo de aquisição do cliente 1 1
Custo de aquisição do cliente
Por que é importante medi-lo?

Em conclusão, pode-se afirmar que o custo de aquisição de clientes para uma empresa deve ser uma medida a ser apurada periodicamente. Isso porque ajuda você a saber quais são os resultados que os investimentos em marketing e vendas estão gerando para agregar novos clientes, o que finalmente permite que a empresa se mantenha no mercado. Mas, o mais importante, com a conquista de novos clientes a empresa pode crescer mais.